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5 melhores estratégias para a fidelização de clientes na empresa

Estratégias de fidelização de clientes são essenciais para qualquer empresa que almeje o sucesso, independentemente do seu porte ou segmento de mercado. Isso porque consumidores fiéis se transformam em verdadeiros embaixadores da marca, aumentando sua popularidade e atraindo a atenção de potenciais compradores.

Os clientes são a maior riqueza de uma organização, portanto, é preciso buscar constantemente novas formas de fidelizá-los e garantir sua satisfação, tendo em vista que mantê-los tem um custo muito mais baixo do que conquistar novos.

Se você deseja conhecer práticas de fidelização de clientes que realmente apresentem resultados, confira agora mesmo estas 5 estratégias que preparamos para ajudar nessa missão!​

1. Atendimento de qualidade

Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer muito bem o seu cliente para compreender seus hábitos, dores e o que ele espera da sua empresa. É preciso buscar saber a fundo quais são suas necessidades para, assim, oferecer a melhor solução a ele.

Segundo Steve Denning, autor do livro The Secret Language of Leadership, o grande segredo para a fidelização de clientes é tratá-los da maneira como gostaria de ser atendido, captando os sinais que cada um transmite e transformando isso em soluções exclusivas. Afinal, cada indivíduo apresenta uma necessidade diferente, então, é preciso ser empático para oferecer a resposta mais adequada.

De acordo com o princípio de Pareto, quando adaptado a vendas, 20% de seus clientes representam 80% dos lucros da empresa. Portanto, por mais que seja importante obter a satisfação de todos os compradores, é necessário demandar mais esforços para garantir a fidelização dessa parcela.

2. Vantagens exclusivas para clientes fiéis

Como já dizia o guru do marketing Phillip Kotler, conquistar um novo cliente pode custar até sete vezes mais caro do que reter um antigo. Então, é preciso contar com soluções estratégicas que garantam que esses consumidores se mantenham fiéis à sua empresa.

Uma ótima forma de conseguir isso é por meio do oferecimento de benefícios exclusivos para que eles optem em consumir os seus produtos, em meio a tantas outras opções disponíveis. Um método que muitos restaurantes usam, por exemplo, é oferecer um prato como cortesia a cada X refeições feitas em um determinado período. Isso faz com que o cliente identifique o benefício em almoçar todos os dias naquele local.

Outra prática que apresenta resultados muito positivos é oferecer um presente atrativo no mês de aniversário do cliente, caso ele tenha atingido um determinado número de pontos naquele ano. Esses pontos podem ser determinados de acordo com a relevância do produto e/ou serviço adquirido e o custo dele.

3. Produtos personalizados

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e, em meio a tantas opções disponíveis no mercado, é extremamente satisfatória a sensação de receber algo único. Por isso, muitas empresas investem cada vez mais nessa área.

Vindo de contramão às produções em massa, a personalização de produtos e serviços é uma ótima ferramenta para conquistar a fidelidade dos clientes, pois você garante que o que você está entregando é algo único e feito exclusivamente para ele, levando em consideração as mudanças culturais e necessidades apresentadas pelas novas gerações — que buscam, constantemente, algo que represente a sua personalidade.

Outra vantagem dessa personalização é que, geralmente, os clientes estão dispostos a pagar um valor mais alto por isso, pois eles compreendem que os esforços da empresa estão sendo direcionados para criar algo de acordo com suas preferências.

Sapatos feitos de acordo com as especificações exatas do formato dos pés e tipo de pisada do cliente, criação de sites exclusivos, confecção de roupas sob medida e personalização do painel de acordo com as preferências do clientes são alguns exemplos de customização.

4. Conceito da pirâmide invertida

A pirâmide invertida é uma potente ferramenta de análise de gestão que apresenta o verdadeiro papel dos clientes, permitindo a elaboração de novas estratégias e metodologias de trabalho de acordo com o comportamento dos compradores.

Nela, todos os esforços da empresa são direcionados para atingir a satisfação dos clientes, que se encontram no topo da pirâmide. O foco é adotar uma cultura voltada ao maior bem da empresa, garantindo um atendimento excelente e experiência única de compra.

No meio dela, estão os atendentes e vendedores responsáveis por todo o contato direto com os compradores. Na base encontram-se os líderes, gestores e donos do negócio, responsáveis por fornecer todos os recursos e o suporte necessário para a sustentação da estrutura.

Ao apostar em um relacionamento de qualidade e confiança com o cliente, a sua empresa passa a identificar mais facilmente os pontos que devem ser melhorados, a fim de garantir a plena satisfação dos consumidores.

5. Soluções automatizadas

Que a tecnologia existe para facilitar nossas vidas em diversos aspectos, não há dúvidas. Então, por que não aproveitar essas vantagens para fidelizar os seus consumidores?

Para garantir seu diferencial competitivo e a fidelização dos clientes, é necessário poder contar com soluções automatizadas que garantam a confiabilidade dos dados e facilitem a gestão de processos.

Dispor de uma ferramenta de CRM, por exemplo, é fundamental para criar uma base de dados que reúne as informações mais importantes de seus consumidores. Isso facilita o oferecimento de soluções, a elaboração de estratégias de marketing e a verificação de quais são as maiores necessidades apresentadas por eles.

O e-mail marketing é outra ferramenta indispensável, pois possibilita um contato constante com os clientes, construindo um laço mais próximo, e enviando as promoções mais adequadas de acordo com o perfil e vantagens exclusivas.

​​As redes sociais também entram como ferramenta essencial para fidelizar os clientes nos dias atuais, pois é muito difícil encontrar uma pessoa que não faça uso delas. Esse é um canal para estabelecer uma comunicação de forma mais descontraída com os consumidores e entender o que eles procuram.

Adotando essas práticas de fidelização de clientes na sua empresa, além de construir um relacionamento de confiança com seus compradores, você também ganha uma potente ferramenta de divulgação boca a boca da sua marca.

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