Apreendedorismo: Dicas e Materiais sobre Empreendedorismo, Negócios e Marketing

Como impulsionar seu negócio utilizando financiamento

Quando falamos de empréstimo para empresas precisamos sempre caracterizá-lo de forma positiva, ou seja, o crédito que traz ao negócio a perspectiva de crescimento e sustentabilidade, se pagando com o próprio crescimento da operação.

Pensemos em uma empresa que possui déficit em caixa entre o pagamento de fornecedores e recebimento de seus clientes. A falta de recursos próprios para cobrir essa insuficiência pode desacelerar ou mesmo parar a operação, contudo não pode ser enxergado como um problema ruim, tendo em vista que um empréstimo neste caso ajudaria a manter a operação e proporcionar crescimento natural ao negócio.

Hoje as principais motivações para a solicitação de crédito por pequenas e médias empresas são capital de giro e expansão, segundo divulgação feita pela Nexoos, empresa líder no Brasil no segmento de empréstimo coletivo para PMEs.

 

COMO CONSEGUIR UM CRÉDITO

Hoje há diversas opções de empréstimos para o empreendedor, inclusive online. Entretanto, sua decisão deve ser feita conforme os benefícios e vantagens de cada uma, optando por aquela que melhor atende às necessidades do seu negócio.

Para ajudar na sua escolha, listamos abaixo três formas de conseguir crédito rápido para a sua empresa e garantir o crescimento do seu negócio!

1. Microcrédito do BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) oferece a pequenos empreendedores financiamento de capital de giro e/ou de investimentos para produção, como obras civis, compra de insumos, materiais, maquinário e equipamentos. A transação é feita por operadores, espalhados pelo país.

2. Microcrédito de bancos privados

É possível buscar empréstimos em bancos privados, por meio de programas de microcrédito para pessoas jurídicas. Normalmente, essa opção apresenta maiores taxas de juros e é mais exigente em relação aos documentos e garantias para a concessão do crédito, mas ainda representam um possível canal para o empreendedor mais tradicional.

3. Crédito peer to peer online (peer to peer lending)

Uma opção ao microcrédito do BNDES é buscar financiamento oferecido por instituições online. Esse procedimento é relativamente novo no Brasil.

O nome peer to peer significa empréstimo de pessoa para pessoa, ou seja, nesse modelo de empréstimo, pessoas físicas ou empresas com capital parado investem em outras empresas que precisem de capital para ampliar seu negócio.

O processo é feito totalmente online, de forma rápida e simples, por meio de um cadastro do empreendimento. É possível simular o empréstimo e avaliar as opções disponíveis pela internet.

BENEFÍCIO FISCAL GERADO PELA UTILIZAÇÃO DE CAPITAL DE TERCEIROS

Em uma situação em que o imposto de renda é cobrado sobre o lucro da empresa sem considerar o capital de terceiros, pode ocorrer algum tipo de prejuízo no momento de pagar pelo empréstimo.

Com o objetivo de resolver esse problema, foi criado o benefício fiscal pela utilização de capital de terceiros. Por meio do programa, o empresário tem a prerrogativa de deduzir a quantia referente ao empréstimo antes de pagar o imposto de renda, ajudando a impulsionar seu negócio.

Sua empresa já precisou de empréstimo ou faz uso de algum benefício fiscal? Deixe um comentário e divida a sua experiência conosco! Ela pode ajudar outros empreendedores que ainda têm dúvidas sobre o tema. E se você ainda não realiza essa atividade na sua empresa mas se interessou pelo assunto, aproveite para fazer uma simulação e ficar por dentro dos benefícios oferecidos.

 

 

Quer ficar por dentro de todas as novidades? Cadastre-se e receba nossos conteúdos