Apreendedorismo: Dicas e Materiais sobre Empreendedorismo, Negócios e Marketing

Quais as vantagens e como fazer a terceirização de serviços?

Uma gestão eficiente é pautada pela geração de lucro e por uma infraestrutura operacional de alto nível, mas como tornar isso realidade sem precisar fazer grandes investimentos? A terceirização de serviços surge como uma saída estratégica para garantir entregas de ponta, sem que, para isso, seja preciso comprometer a saúde financeira de um negócio.

A terceirização de serviços acontece quando uma empresa é contratada para desempenhar funções dentro de outra empresa. Com a aprovação da Lei Nº13.429/2017, popularmente conhecida como a Lei da Terceirização, foi sancionada a possibilidade do uso de terceiros não apenas na atividade-meio, mas na atividade-fim — aquela que é a principal da empresa.

Com isso, além dos serviços como limpeza, vigilância e tecnologia da informação, todo os tipos de tarefa entraram para o escopo daquilo que pode ser contratado em uma empresa prestadora de serviços.

As vantagens da terceirização de serviços são muitas e afetam várias áreas de atuação. Por isso, preparamos este post com uma compilação de motivos que fazem com que o outsourcing possa tornar a sua empresa mais competitiva!

Terceirização de serviços: conheça as vantagens

A terceirização de serviços permite que empresas dos mais variados portes otimizem suas atividades com a contratação de equipes especializadas na realização de tarefas específicas. Conheça alguns dos benefícios!

Centralização da atenção da equipe no core business

As equipes que podem manter o foco da atuação na sua atividade principal conseguem desempenhar melhor suas tarefas, possibilitando que os colaboradores permaneçam centrados no core business e na estratégia da empresa. Isso faz com que o trabalho seja muito mais voltado para a qualidade das entregas e para a conquista de resultados.

Entrega de serviços altamente especializados

Atuar com profissionais altamente preparados e capacitados para desempenhar serviços em alto nível é uma das principais vantagens da terceirização. Trata-se de um tipo de profissional que tem um perfil alinhado às últimas tendências e ao uso da inovação como pilar para a atuação. O resultado desse diferencial é um serviço realizado por uma empresa muito qualificada.

Redução nos custos com encargos trabalhistas

Com a contratação de empresas terceirizadas é possível conquistar resultados significativos sem que, para isso, seja necessário investir em cursos, treinamentos ou mesmo na contratação de novos profissionais e na compra de materiais. Isso significa redução de custos.

Além disso, há a previsibilidade dos gastos, que podem ser antecipados com clareza no momento da prospecção da empresa de outsourcing. Por isso, esse investimento consegue ser facilmente inserido (de maneira segura) no planejamento estratégico da companhia.

Melhoria no gerenciamento administrativo

Ao contratar empresas terceirizadas, o número de pontos de contato é reduzido, ainda que vários profissionais estejam desempenhando tarefas na sua empresa. Isso melhora a organização e a gestão financeira, que passa a ser mais simples e direcionada. Em vez de ter contato com vários colaboradores, a logística é centralizada em um único ponto focal.

Otimização do tempo de gestores e profissionais

Tendo em vista que a equipe se mantém focada no core business, é natural que tanto colaboradores quanto as lideranças consigam trabalhar de maneira muito mais eficiente. Isso acontece porque a empresa terceirizada passa a ser a responsável por suprir demandas que geravam problemas ou afetavam a produtividade da equipe.

Expansão do negócio de forma estruturada

A partir do momento em que há melhora na infraestrutura de tecnologia, por exemplo, agregar serviços na empresa já não é mais um problema. Por isso, fica bem mais fácil expandir o negócio de forma sólida e estruturada, sem que exista uma demanda por altos investimentos que coloquem em risco a saúde financeira da empresa.

As soluções da terceirização de negócios são excelentes para aprimorar a atuação de uma companhia e garantir o uso de soluções ou tecnologias de ponta sem gerar encargos trabalhistas ou comprometer a gestão de tempo da equipe de funcionários.

Ainda assim, é essencial acertar na escolha da empresa parceira, responsável por fornecer os serviços de terceirização. Veja o que avaliar!

Acerte na contratação: saiba o que considerar

A contratação de empresas terceirizadas para a realização de serviços faz com que seja essencial observar uma série de questões. É importante:

  • verificar a reputação da empresa e o seu histórico de atuação;

  • analisar a qualificação dos profissionais e o nível de serviços a serem oferecidos;

  • garantir o alinhamento entre as ideias da equipe terceirizada e a sua companhia;

  • verificar se há possibilidade de personalização dos serviços e das estratégias;

  • levar em conta os riscos envolvidos no processo, como a saúde financeira da contratada;

  • pesquisar o histórico de satisfação dos antigos clientes.

Agora que você já sabe quais são as vantagens da terceirização de serviços e como acertar na contratação de um parceiro estratégico, veja quais serviços de tecnologia da informação (TI) podem contribuir para o seu negócio.

Gestão estratégica de TI: o que terceirizar

Conheça alguns dos serviços que podem ser terceirizados no setor de tecnologia da informação para otimizar os processos da sua empresa e potencializar os resultados.

Executivo de serviço

Solução ideal para as empresas que buscam um atendimento personalizado, com o auxílio no uso de recursos para a tomada de decisão a partir de relatórios gerenciais. O profissional atua no planejamento e na execução de projetos, permitindo a integração de recursos e a indicação de possíveis novas demandas para a empresa.

Gerente de projeto

Com a terceirização da gestão de projeto, é possível encontrar uma prática mais focada na qualidade e na agilidade para atender ao ciclo de vida da infraestrutura das empresas. Dessa forma, todo o planejamento da migração de um projeto de TI, assim como o gerenciamento, a organização, a análise e a solução de restrições ficam sob responsabilidade do gerente terceirizado.

Gerenciamento de ambiente

Com o gerenciamento de ambiente, a empresa se beneficia da expertise de especialistas em TI para o desenho de soluções e a instalação do ambiente, seguidos por monitoramento, backup, documentação, entre outras etapas que garantem a adequação dos processos sem a necessidade de altos custos operacionais.

Gerenciamento de bancos de dados

Essa é a solução adequada para aqueles que querem realizar o monitoramento qualificado do banco de dados (Oracle, MySQL, MongoDB etc.) com apoio de especialistas. Em tempo real, a equipe terceirizada dá o suporte para a melhoria do desempenho do seu ambiente, identificando possíveis anormalidades ou falhas que possam vir a comprometer o funcionamento.

O que se pode perceber é que existe um amplo leque de possibilidades para a terceirização de serviços de TI, que podem ser utilizadas para melhorar o funcionamento da sua empresa e, da mesma forma, para aumentar a competitividade do seu negócio.

Outras opções de serviços como o monitoramento de aplicações e o gerenciamento de websphere também estão disponíveis.

Quer saber como deixar a sua empresa mais competitiva com a terceirização de serviços? Entre em contato conosco!

 

Quer ficar por dentro de todas as novidades? Cadastre-se e receba nossos conteúdos