Apreendedorismo: Dicas e Materiais sobre Empreendedorismo, Negócios e Marketing

Como superar crenças limitantes que afetam seu negócio?

Nossas crenças são resultado de diversos fatores. Algumas são decorrentes do que aprendemos com nossos pais e familiares; outras, baseadas em informações que a mídia dissemina. Há, também, as que assumimos após experiências particulares ou de pessoas queridas, e até mesmo aquela que a sociedade acaba por nos impor.

A algumas dessas, podemos dar o nome de crenças limitantes, e elas podem estar atrapalhando seu crescimento pessoal ou de seu negócio. Neste artigo, vamos identificar como detectá-las e vencê-las.

O que são crenças limitantes?

Crenças limitantes são pensamentos que são tomados como verdade absoluta e, como o próprio nome sugere, acabam limitando certos resultados ou nos fazendo desistir de algum objetivo. Todos nós já caímos nessa armadilha uma vez ou outra, e por isso é importante estar atento para identificar tais pensamentos e superá-los, para que não afetem sua vida e, consequentemente, seu negócio.

Como saber se alguma crença está afetando seu negócio?

É natural que, ao tocar seu próprio negócio, você tenha cautela ao tomar decisões e queira se preparar antes de dar um novo passo. Mas, se algum pensamento estiver causando um desconforto maior que o normal ou até mesmo impedindo de caminhar em direção ao seu objetivo, é bom ficar atento. Veja alguns exemplos de crenças limitantes que podem estar afetando seus resultados:

  • “Empreender é arriscado demais. Posso me dar mal largando o emprego pra me dedicar a isso.”
  • “Nunca terei verba suficiente para investir no meu próprio negócio.”
  • “Gerenciar pessoas é complicado demais. Melhor fazer tudo sozinho.”
  • “Estou muito velho para iniciar um negócio do zero.”
  • “Já tem muita gente fazendo isso. Não tenho espaço nesse mercado.”
  • “Se minha empresa crescer muito, nossas crenças e valores serão afetados.”

O que fazer para superar as crenças limitantes?

O primeiro passo é uma autoavaliação para identificar as crenças limitantes que você carrega. Uma vez identificadas, busque a origem desses pensamentos. Você sempre acreditou nessas afirmações? Se não, o que ocorreu para que passasse a acreditar?

O próximo passo é questionar esses pensamentos: essa afirmação é 100% verdadeira? Alguém obteve resultados diferentes do que a crença afirma? Há alguma possibilidade de que essa crença esteja baseada apenas em medo de errar ou numa tentativa de se manter na zona de conforto?

Reflita sobre quais resultados essas crenças podem estar te impedindo de alcançar. Quais sonhos você estará deixando de realizar sem ao menos ter tentado ou por medo de tentar de novo? O que seu negócio passará a obter ao vencer essa crença? Há histórias positivas para você se inspirar?

Por fim, pegue tudo isso e transforme as crenças limitantes em crenças positivas. É o que os especialistas chamam de ressignificar. Veja alguns exemplos:

Mude “Estou muito velho para iniciar um negócio do zero” para “Nunca é tarde para começar”. Transforme “Se minha empresa crescer muito, nossas crenças e valores serão afetados” em “Expandindo nosso negócio, atrairemos mais pessoas conectadas com nossos valores”.

Se sentir que precisa de apoio para isso, busque um profissional. Terapia, coaching ou grupos de apoio podem ajudar muito.

Agora que você já sabe como transformar as crenças limitantes em afirmações poderosas, carregue-as com você e utilize-as a seu favor.

Para mais dicas de como impulsionar seu negócio, veja outros artigos do Apreendedorismo!

Quer ficar por dentro de todas as novidades? Cadastre-se e receba nossos conteúdos