Apreendedorismo: Dicas e Materiais sobre Empreendedorismo, Negócios e Marketing

Inspiração: quando um sonho está além das definições

Depois de diversos anos projetando abrir seu próprio negócio, Vinícius Borges alcançou o objetivo ao fundar a empresa de soluções web Não Divulgue

Há 10 anos, Vinícius Borges trabalhava em uma empresa de TI. Durante o expediente, algumas ideias permeavam sua mente. Ele estava cansado da rotina e começava a perceber que, para se realizar profissionalmente, era preciso mudar seu destino. Assim como a maioria das pessoas, porém, Vinícius não sabia como colocar os planos em prática.
Tanto que ele esperou até 2013 para fundar a Não Divulgue, empresa que oferece soluções web e de criação de sites. E mesmo após tirar o projeto pessoal do forno, teve de encarar uma longa caminhada até alcançar o sucesso atual.
Antes da Não Divulgue sair do papel, Vinícius tomou coragem e decidiu empreender em uma área distinta de seus conhecimentos técnicos. Assim, montou uma balada.
“O local era pequeno e ficava em Guarulhos (SP). Não conhecia nada a respeito desse tipo de negócio, mas foi ele que me fez ter uma visão mais ampla sobre como empreender. Aprendi na raça”, conta. A abertura da casa noturna, entretanto, não foi suficiente para que ele abandonasse o antigo emprego, já que as contas ainda não batiam. Mas
ali, ele já sabia que tinha entrado em um caminho sem volta. “Queria ter um negócio próprio a que eu pudesse me
dedicar integralmente. Então, foquei a concepção de uma agência e fui para cima”, afirma Vinícius. Foram anos corridos, com poucas horas de sono para conciliar o emprego, a balada, a faculdade e o novo projeto. “Mas estava claro que era preciso mudar e ser um empreendedor de verdade, não um misto de proprietário e CLT, como eu era”, afirma.

Mudança de ares

A rotina recheada de afazeres tornou-se cada vez mais desgastante e acabou servindo de gatilho para a decisão que mudaria sua vida. “Falei com meu antigo chefe e saí da empresa onde eu trabalhava. Não sabia o que viria pela frente, mas era hora de transformar o sonho em realidade”, declara Vinícius.
Foi assim que, após reencontrar um amigo, as ideias se alinharam e ambos decidiram montar a agência de soluções web. “Bastaram algumas reuniões e acertos para, enfim, abrir a Não Divulgue”, relembra.
No início, a mudança de rotina impactou o empresário. “Éramos inexperientes e pensávamos que, com postagens no Facebook, conseguiríamos vender. Atiramos para muitos lados, erramos demais, mas aprendemos lições valiosas”, afirma Vinícius.

Primeiro contrato

Foi diante desse cenário de incertezas, ainda no começo da Não Divulgue, que Icaro Queiroz entrou para a história da empresa.
Amigo do então sócio de Vinícius, ele tansformou-se o primeiro cliente da agência. Sócio-administrador da Fit Gestão, consultoria de ERP, Icaro procurava algumas soluções para o seu negócio, como migrar o provedor do site e criar uma nova página. E gostou da proposta apresentada. “Fizemos esse primeiro negócio com a Não Divulgue na base da confiança. Eles criaram um novo site do zero, disponibilizaram os e-mails e fizeram a gestão de relacionamentos.
Tudo funcionou muito bem e, por isso, iniciamos uma parceria que dura até hoje”, afirma Icaro.
Para ele, a transparência dos fornecedores é fundamental para que ambas as empresas sigam trabalhando juntas. “Se eu preciso de uma arte, o Vinícius me passa diretamente para o responsável, para que eu fale com ele sem intermediações. É uma relação sólida e com um bom custo-benefício”, conta Icaro.
Vinícius reitera que a relação com o sócio da Fit Gestão foi fundamental para o futuro de Não Divulgue. “O Icaro é um empreendedor nato, que já tinha vivenciado toda a história que eu estava começando a trilhar. Por isso, aproveitei seus conselhos para atender cada vez melhor”, comenta.

Dificuldades e recuperação

Apesar do sucesso obtido com o primeiro cliente, o ano inaugural da Não Divulgue não foi exatamente como seu fundador imaginava. O caixa ainda não era favorável, e o então sócio de Vinícius comunicou sua saída da empresa. Foi aí que o empreendedor teve a ideia de fechar algumas parcerias e conseguiu adicionar outros profissionais à equipe. “À época, ofereci o que podia como pagamento, que era participação na empresa. Hoje, alguns dos profissionais que a aceitaram contribuem fortemente para o negócio.
A nova equipe, coesa, resultou na fidelização de clientes, o que nos alavancou para termos players multinacionais e líderes de segmento”, afirma Vinícius.
Ao poucos, a Não Divulgue também acrescentou a Locaweb ao rol de aliadas. Hoje, a agência usa os serviços de Revenda, Hospedagem, SSL e Jelastic da empresa. “Os contratos firmados com grupos sólidos de soluções web, como o que temos com a Locaweb, nos trouxeram o conhecimento e o auxílio necessários para costurar soluções cada vez mais
inteligentes. Nossos clientes ganharam muito, criando uma relação lucrativa para todos”, explica o empreendedor.
Demorou alguns anos e foi preciso um bocado de insistência, mas o sonho de montar o negócio próprio deu certo para Vinícius e a equipe da Não Divulgue. Hoje, a agência conta com nove funcionários, um amplo portfólio e bons clientes, que mantêm o negócio saudável e com expectativa de muitos anos de vida.

Quer ficar por dentro de todas as novidades? Cadastre-se e receba nossos conteúdos