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5 estratégias de marketing digital para implantar em sua empresa

As estratégias de marketing digital têm evoluído de acordo com o avanço das tecnologias e dos novos recursos que surgem na web. Posicionar uma empresa no mercado e obter visibilidade depende de ações bem elaboradas, e a internet é ambiente fértil para isso, graças às ferramentas que oferece.

Para conquistar cada vez mais espaço, engajar e ter o maior alcance do seu público-alvo, é preciso investir nas estratégias mais relevantes do momento. Este post apresenta as 5 principais e mostra como cada uma delas pode ser fundamental para o seu negócio!

1. E-mail marketing

Os e-mails são importantes ferramentas de comunicação entre usuários comuns, entre empresas e clientes ou até mesmo entre companhias. Eles também correspondem a uma das principais estratégias de marketing da atualidade, com ótimas possibilidades de conversão.

A principal proposta dessa ferramenta é a aproximação com um cliente em potencial, geralmente conquistado por meio de alguma estratégia de captação de lead. A partir de então, quando sua empresa tem o contato de um usuário que pode se tornar um cliente, começa a estratégia de e-mail marketing.

Esse processo é a qualificação do lead, ou seja, é o momento em que a empresa oferece algo que esse usuário possa se interessar: ofertas, descontos, notícias, newsletter, alerta de lançamentos de produtos e o que mais for interessante.

Com a condução ideal da estratégia de e-mail marketing é possível envolver esse usuário, permitindo que ele se sinta próximo da empresa, ou seja, a empresa conquista o engajamento tão procurado. Como resultado, muitas conversões podem ser obtidas.

2. Redes Sociais

No mundo, 2,46 bilhões de pessoas estão conectadas às redes sociais, o que mostra de maneira impactante a força dessas plataformas. Atualmente, a empresa que não tem o seu espaço nesses ambientes perde oportunidades e se afasta dos seus clientes.

O posicionamento na web é uma importante ferramenta das empresas e é feito principalmente pelas redes sociais. É pelo Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn que as companhias podem cada vez mais se aproximar de quem é, de fato, seu público-alvo. Além de mostrar a sua cara, esses ambientes podem ser ótimos canais de venda.

Essas plataformas têm suas próprias ferramentas integradas de anúncios, que permitem links impulsionados, nos quais a empresa paga para ter um alcance potencializado. Essa estratégia ajudou a levar os perfis comerciais para as redes sociais, de onde eles não saem mais.

Além disso, há diversas outras possibilidades nesse ambiente, voltadas a uma forma de atuação mais orgânica. Uma empresa pode mostrar seus valores e conceitos por meio de campanhas, realizar atendimento por chat e trabalhar em diversas outras estratégias de engajamento. Tudo isso com grande alcance e com muitas possibilidades de conversão.

3. Links patrocinados

Os links patrocinados são uma das estratégias de marketing digital, mais utilizadas atualmente em diversos ambientes. Eles consistem em impulsionamentos de páginas específicas, por meio de investimento financeiro.

Sua primeira aparição aconteceu por meio do Google AdWords, ferramenta desenvolvida para a criação de estratégias de marketing direcionadas às buscas do Google. Por meio dele é possível impulsionar links, de modo que eles sejam os primeiros nos resultados de pesquisas relacionadas a eles e realizadas no Google.

O Adwords trabalha com duas possibilidades de anúncios: os da rede de pesquisa e os da rede de display.

Rede de pesquisa

Nesse tipo de link patrocinado, a ideia é que a sua empresa esteja posicionada de forma eficiente no ranking do Google. Assim, toda vez que um usuário buscar por algo relacionado às suas atividades, usando determinadas palavras-chave, seu conteúdo vai aparecer sempre no topo das buscas.

Rede de display

A rede de display posiciona seus anúncios nos espaços de páginas associadas ao Google. Desse modo, seus links patrocinados ficarão visíveis em páginas e blogs de conteúdos similares, no YouTube, em plataformas de e-mail, como o G-mail, e em vários outros espaços de visibilidade da web.

Links patrocinados nas redes sociais

Com o desenvolvimento das oportunidades de anúncios, os links patrocinados também ganharam espaço nas redes sociais. Como você viu no tópico anterior, por lá também é possível realizar investimentos para potencializar a visibilidade das suas campanhas.

4. Search Engine Optimization (SEO)

Do inglês, a sigla significa Otimização dos Mecanismos de Busca, ou seja, é todo um trabalho extenso que visa adaptar um site e todas as suas atividades às buscas do Google. Como resultado, seu conteúdo na web estará sempre bem posicionado, aparecendo na primeira página de resultado de pesquisas relacionadas.

Os significativos resultados que o trabalho de otimização oferece, o tornou uma das principais estratégias de marketing digital, o que deu origem a muitas outras ferramentas. Para conseguir essa adaptação é necessário ajustar diversos pontos ao que o algoritmo do Google considera relevante.

Um site, por exemplo, precisa ter uma estrutura organizada, com links fáceis de serem identificados e com suas páginas bem divididas. Além disso, há um fator fundamental: a palavra-chave. Se você vende artigos para pesca, esse termo precisa estar espalhado pela sua página de forma inteligente, em posições estratégicas e sem exagero.

Desse modo, toda vez que um usuário buscar por artigos para pesca na web, caso sua página esteja otimizada para o Google, ela vai aparecer muito bem posicionada nos resultados.

5. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing digital que está totalmente relacionada ao que o SEO pode oferecer. Entretanto, vamos primeiramente entender do que se trata. Aqui a ideia é não oferecer somente o produto ou o serviço final ao público-alvo, mas sim, algo que faça diferença no processo de compra.

O trabalho é conduzir esse usuário por um caminho de conhecimento, por meio de conteúdos que atendam às necessidades que ele tem, sempre direcionados aos seus interesses. Isso torna a relação comercial mais próxima e completa, reforçando os interesses desses clientes, mas também mostra que a sua empresa tem o que ele precisa.

Após educar e mostrar mais sobre o assunto, tudo isso dentro de um processo com algumas etapas, o final dessa condução será a conversão, que pode ser a compra, ou a assinatura de uma newsletter. É importante conquistar a confiança por meio de conteúdo útil e relevante, assim, a relação comercial acontece mais facilmente.

Marketing de conteúdo e SEO

A relação é simples: esses conteúdos gerados por essa estratégia, precisam estar em destaque, especialmente nas buscas do Google. Desse modo, especialmente nas produções de posts para blogs, uma série de conceitos de SEO são aplicados para potencializar esses conteúdos.

Palavras-chave, link buildings e outras técnicas eficientes são usadas para facilitar os usuários da web a chegarem a esses materiais de forma precisa, a partir de suas buscas no Google.

As estratégias de marketing digital são partes fundamentais do crescimento das empresas e oferecem fidelização de clientes, aumento nas vendas e um posicionamento eficiente da marca no mercado. Na era digital, é indispensável utilizar esses recursos e, se possível, combinados!

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