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5 maneiras comprovadas para aumentar as conversões do seu e-commerce

Você está aproveitando ao máximo o tráfego que chega à sua loja virtual? Você pode ter milhares de visitantes, mas se você não está convertendo-os em vendas da melhor maneira possível, você pode estar deixando muito dinheiro na mesa. Pequenos ajustes e mudanças podem muito bem fazer a diferença entre o cliente comprar de você ou abandonar seu site.

Neste artigo, você irá ler sobre as 5 maneiras mais eficazes de aumentar a taxa de conversão de seu e-commerce para aumentar a receita e atingir suas metas.

1. Aproveite os carrinhos abandonados

Você tem uma estratégia que usa para contornar o problema dos carrinhos abandonados? Para quem simplesmente ignora, saiba que você está deixando os clientes escaparem pelos seus dedos. Se alguém visitou sua loja de comércio eletrônico e adicionou produtos ao carrinho, às vezes tudo o que o usuário precisa é de um pequeno empurrãozinho para concluir o processo de check-out. Talvez o Facebook os distraísse ou quisessem visitar outros sites para achar preços melhores de frete. Na verdade, existem infinitas razões pelas quais eles não finalizaram a compra.

A Listrak publicou um índice de abandono de carrinho de compras que revelou uma taxa de abandono de 77% em 2017. Isto é, independente do que você vender, de quem for seu público, as chances de você ter usuários que abandonam o carrinho são altas, mas isso não significa que você não pode convertê-los de volta. Plataformas como o WordPress/Woocommerce possuem plugins específicos para fazer isso. O Shopify também têm um sistema de recuperação de carrinho abandonado que permite que você envie lembretes por e-mail para os clientes voltarem e terminarem. Se você usa WordPress e WooCommerce, existem plugins que farão exatamente a mesma coisa. Certifique-se de aproveitar essas ferramentas disponíveis gratuitamente para ver facilmente um aumento nas conversões.

2. Menos recursos, mais benefícios

Se um cliente está comprando algo de sua loja ele precisa saber quais os materiais, cores e características do produto, mas foque em responder essas duas perguntas:

  • Como esse produto vai mudar a vida de meus clientes?
  • Qual emoção meu produto desperta em meus clientes? Eles ficarão mais felizes, mais calmos, mais confiantes?

Uma das maneiras mais eficazes de aumentar as conversões do seu e-commerce é melhorando o copywriting de suas páginas. (Copywriting é uma técnica de produção de conteúdo voltado à conversão.) Em suas descrições de produtos ou serviços, sempre lembre-se de mostrar quais são os benefícios do seu produto e como isso vai melhorar a vida do seu cliente. Isso, é claro, difere de produto para produto, mas pode ser qualquer coisa que gire em torno de:

  • Como seu produto ou serviço ajudará seu cliente em potencial a atingir suas metas
  • As maneiras pelas quais seu produto ou serviço podem melhorar a imagem e a confiança de alguém
  • Como sua empresa pode ajudar a criar memórias de longo prazo

As pessoas querem experiências que sejam realmente relevantes para elas. Entenda que as pessoas não compram produtos, elas compram emoções. Quero dizer isso literal e figurativamente, já que a compra é baseada em emoções, mas, ao mesmo tempo, os produtos também provocam diversos sentimentos. Um exemplo, quando você resolve fazer uma aula de pilates, você não está comprando apenas a técnica da professora em te ensinar pilates. Você está comprando atenção, segurança e bem-estar.

3. Cupons para todos

Todo mundo adora um bom desconto, eu sei que sim. Oferecer um código de cupom é uma maneira simples de oferecer valor gratuito a seus clientes e melhorar as taxas de conversão . De acordo com o relatório de psicologia do consumidor da Marketing Prof, mais de 50% dos clientes não teriam comprado em uma loja de comércio eletrônico se não oferecessem um desconto. Mesmo algo tão pequeno quanto um cupom de 5 ou 10% pode ser o suficiente para motivar os usuários a concluir a compra. Sempre faça cupons fáceis de encontrar. Os clientes não podem usá-los se não conseguirem encontrá-los, afinal.

4. Aprenda com as estratégias de navegação da Amazon

Você provavelmente já visitou a Amazon. Se há uma coisa que eles fazem bem, é o envio. Uma abordagem que a Amazon usa é oferecer frete grátis se você adicionar uma certa quantidade de itens ao seu carrinho, o que é uma estratégia fácil de adotar. Isso tem um benefício secundário de incentivar um valor de carrinho maior, o que significa maior receita para sua empresa.

5. Torne o fluxo de venda fácil

Os usuários devem conseguir fazer o checkout na sua loja de comércio eletrônico em aproximadamente quatro cliques. Isso geralmente se manifesta nas ações de adicionar ao carrinho, bater em check-out, inserindo suas informações e clicando em comprar. Se um usuário acessasse a página inicial primeiro, talvez fosse necessário um clique extra ou dois, mas sua meta deveria ser tornar o fluxo de vendas o mais enxuto possível.

As páginas mais importantes do seu funil de vendas incluem a página do produto, carrinho e check-out. Divida essas áreas e observe onde você pode criar espaço para melhorias.

Aqui estão algumas ideias para cada um:

Página do produto

Inclua imagens de alta qualidade de vários ângulos, possibilidade de zoom, textos atraentes e um botão, é claro, para adicionar ao carrinho. Exibir avaliações também é uma prova social incrível que pode deixar os usuários mais confortáveis ​​para comprar de você.

Carrinho

Nesta página, menos é mais. Evite distrações, tire tudo que possa confundir ou distrair o cliente, como banners, barras laterais, popups, botões e coisas do tipo. Os nomes dos produtos que estão no carrinho, assim como os valores devem ser fáceis de ver. Também é importante destacar o botão de cálculo de frete para que seja mais fácil de o cliente verificar o custo. Caso ofereça frete grátis ou algum outro benefício, não se esqueça de destacá-lo, afinal de contas coisas boas são para serem lembradas. Além disso, ter campos editáveis para que o usuário possa aumentar a quantidade de itens, inserir cupons de desconto, upsell e políticas de garantia aumentam as conversões nesse estágio do processo de compra .

Check-out

Nome, e-mail, endereço de entrega e método de pagamento são os principais itens das informações do cliente que você precisa para concluir a compra. Se você não precisa saber se o usuário é pessoa física ou jurídica, tire esse campo. Tente tornar o mais rápido de se preencher, porém com informações completas. Por exemplo, nem todo cliente vai querer criar uma conta no seu site para comprar, por isso, você pode adotar a estratégia de criar conta ser apenas opcional.

Aumentar sua taxa de conversão deve ser um processo contínuo de otimização da sua loja e teste de novas ideias. Você já tentou implementar alguma das idéias acima? Quais foram seus resultados? Conte-nos sobre o seu processo nos comentários.

 

Este é um post escrito por nosso convidado Caio Nogueira, co-fundador e da UpSites Digital, empresa especializada em desenvolvimento de sites WordPress. Apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet que sejam interativas e amigáveis, Caio também gosta de escrever no tempo livre e tocar violão.

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