Apreendedorismo: Dicas e Materiais sobre Empreendedorismo, Negócios e Marketing

Como construir e manter um relacionamento com meus clientes?

Quem empreende e toca seu próprio negócio sabe o quão importante é manter um bom relacionamento com cliente. Esse contato precisa ser sempre produtivo, com a excelência não só do serviço ou produto, mas também do atendimento.

Estabelecer boas práticas e atuar adequadamente são atitudes que garantem o sucesso do seu negócio perante o consumidor. Quando ele se sente satisfeito, a avaliação em relação ao seu trabalho é positiva e a tendência é que sua empresa cresça.

Este post vai mostrar em detalhes o que é o conceito de relacionamento com o cliente, qual a sua importância e como exercê-lo da maneira certa. Confira!

Entenda o que é relacionamento com o cliente

O contato entre o consumidor e a empresa é natural em uma relação de negócios. Durante esse processo, seja na captação, no atendimento ou no pós-venda, o relacionamento com cliente é fundamental.

Um bom contato entre as partes envolvidas dá origem a mais oportunidades de compra e venda. A empresa pode se valer disso para fidelizar consumidores, que, em contrapartida, sentem-se seguros em saber que, do outro lado, há alguém disposto a agradá-lo.

O relacionamento ideal é aquele em que o cliente está satisfeito. Se isso é alcançado, a tendência é que a empresa colha os melhores frutos em longo prazo. Será possível conseguir mais vendas, ganhar notoriedade e melhorar lucros.

A importância do relacionamento para o sucesso do negócio

O relacionamento adequado com o cliente traz inúmeras vantagens para quem presta serviços ou vende produtos. O lucro aumenta, as oportunidades comerciais crescem e a empresa amplia sua atuação. A seguir, veja em detalhes como as boas práticas trazem resultados concretos.

Fideliza o cliente

Quanto melhor for o relacionamento, mais chances você terá de fazer o cliente retornar mais vezes. A fidelização é tão importante quanto a captação de novos consumidores. Quando você trabalha com um público certo e recorrente, consegue consistência no seu negócio.

Em muitas áreas, ter clientes fixos ou com alto índice de retorno faz toda diferença. Por exemplo, saber que sua empresa sempre terá demanda é essencial para o planejamento financeiro.

Você precisa manter um bom relacionamento para que isso aconteça. Garantir atendimento eficiente, oferecer bons serviços e produtos, preocupar-se com o pós-venda e estar sempre disponível são fatores que podem destacar o seu empreendimento.

Amplia as chances de upsell

O upsell é a prática de oferecer uma oportunidade ainda melhor ao cliente. Ele pode adquirir um produto mais completo ou um serviço exclusivo que vai fazer diferença positiva para sua rotina. A empresa, por sua vez, faz uma venda mais vantajosa e pode conseguir novas transações.

Entretanto, para que o upsell aconteça, é preciso estabelecer um relacionamento sólido com os clientes. Os resultados serão decorrentes da definição de boas práticas para oferecer experiências de compra satisfatórias.

Preze sempre pelo bom relacionamento, pois, assim, é possível direcionar melhores oportunidades. Primeiramente, você conhece melhor o cliente e identifica o que ele precisa e, então, tem a liberdade e a segurança para executar uma proposta mais adequada. 

Melhora o marketing boca a boca

Quantas vezes você já recomendou um serviço ou um produto bom a alguém? É comum que as pessoas falem bem do que as agrada, fazendo o bom e velho marketing boca a boca. Esse é um resultado natural e extremamente importante para qualquer negócio.

Não adianta oferecer algo relevante ao mercado se sua empresa não se relacionar direito com os clientes. O consumidor atual exige mais que uma simples relação comercial, e isso é decisivo no feedback.

Quanto mais fortalecido for esse contato, em todas as etapas comerciais, maiores serão as chances de a empresa ser bem falada. Assim, o interesse é gerado em cada vez mais pessoas graças ao que é dito de positivo sobre o negócio.

Veja como construir e manter o relacionamento com clientes

De maneira proativa e mostrando disponibilidade, boas práticas podem ser adotadas no cotidiano para fortalecer essa relação. O cliente deve ser sempre valorizado, portanto, sua empresa deve focar em uma comunicação objetiva e no cumprimento do prometido com relação a produtos e serviços.

A seguir, veja algumas boas táticas para aproximar os consumidores!

Identifique problemas e os resolva em tempo hábil

Imprevistos podem acontecer em um contato comercial e o importante é que eles sejam solucionados. Você precisa agir se o seu consumidor enfrenta alguma dificuldade, se o produto apresenta algum problema ou se o serviço não está sendo prestado da forma certa.

Não adianta somente solucionar, é preciso fazer isso rapidamente. O engajamento em resolver a questão conta muito na hora de manter um bom relacionamento com cliente. Quanto mais você se mostrar disponível e trabalhar na questão, melhor será a avaliação sobre o seu negócio.

Colete e analise os feedbacks dos clientes

Uma empresa que busca melhorias deve estar aberta a ouvir a opinião dos consumidores. Os feedbacks ajudam a saber o que tem dado certo e o que precisa ser melhorado. Para isso, abra espaços de avaliação, seja via e-mail, seja por páginas nas redes sociais.

Analise cada um desses feedbacks. É importante entender as questões relatadas para saber em quais pontos sua empresa pode melhorar. Os elogios também são bem-vindos, servindo como indicadores realistas de boas práticas.

Trate cada cliente de maneira única

O consumidor não pode ser visto como um número. Em sua audiência há diferentes necessidades, particularidades e especificações. Por isso, você precisa dar atenção especial, exercendo a pessoalidade. Essa prática aumenta a sensação de proximidade, contribuindo para o engajamento.

Tenha sempre o histórico do cliente em mãos, com suas preferências e toda a trajetória de consumo. Trate o comprador sempre pelo nome, entendendo o que ele precisa e se esforçando para oferecer a melhor solução de acordo com a necessidade. Esse trato dedicado e humanizado faz toda diferença para um feedback positivo.

Cuidado com os termos técnicos do seu vocabulário

As palavras e expressões técnicas fazem parte de todos os segmentos profissionais. Eles podem não ser tão claros aos clientes como são para você, e isso pode gerar um ruído na comunicação. O importante é um contato preciso e que garanta transparência.

Preze por um vocabulário simples e com termos populares. Caso use algum termo específico, preocupe-se em explicar exatamente seu conceito. Em alguns casos, eles podem ser indispensáveis e, portanto, precisam estar claros ao consumidor. Se necessário, utilize-se de analogias para facilitar o entendimento.

O relacionamento com cliente é parte integrante de um negócio de sucesso. Agora que você entendeu essa importância, coloque as dicas em prática e veja sua empresa engajar cada vez mais consumidores.

Este conteúdo pode ajudar outros empreendedores como você! Compartilhe o post em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso às informações!

Quer ficar por dentro de todas as novidades? Cadastre-se e receba nossos conteúdos