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Confira 6 vantagens de investir em marketing digital!

Investir em marketing digital é essencial para a divulgação da empresa, mas saber escolher qual é a melhor estratégia para o seu ramo de atuação pode não ser uma tarefa fácil.

É necessário muito estudo e pesquisa sobre o público consumidor para entender qual a melhor abordagem para atraí-lo. Afinal, o comportamento dos cliente mudou com as novas tecnologias e isso impacta diretamente no marketing digital e nos resultados que você pode obter por meio dele.

Por isso, se você quer empreender com sucesso, precisa conhecer as vantagens de investir em marketing digital, não deixe de continuar a leitura.  Neste post, vamos esclarecer as principais dúvidas que podem surgir sobre o assunto.

1. Interação entre empresa e cliente

O marketing existe há muito tempo, porém o marketing digital começou a surgir depois da expansão da tecnologia e da popularização da internet. E por algum tempo, o marketing digital e o tradicional tinham o mesmo intuito: divulgar a marca para os consumidores.

Não havia, no entanto, comunicação entre cliente e empresa. A comunicação era uma via de mão única, na qual o consumidor não dialogava com a empresa, apenas ela alcançava o cliente. Já existia o SAC para manifestar sugestões ou reclamações, mas não era algo imediato como o marketing digital permite hoje por meio das redes sociais.

Então, com a popularização da internet e inovação na forma de fazer marketing, a comunicação se tornou bilateral e instantânea. Vivemos a era dos smartphones e tudo está a um clique de nós! Cliente e empresa conseguem se comunicar facilmente pela internet, criando uma relação de confiança.

2. Custo-benefício

O marketing digital tem um baixo custo de investimento com os links patrocinados e anúncios online.

Outro ponto importante é que o marketing digital tem grande quantidade de recursos para a segmentar e atingir o público de forma mais assertiva, como as ferramentas de design, e-mail, SEO, redes sociais, segmentação por localidade, blogs, entre outras.

3. Facilidade em ser encontrada

Uma boa vantagem a ser considera do marketing digital é que a maioria das pessoas hoje tem redes sociais e interagem por meio delas, inclusive com marcas, lojas, produtos. E investir no marketing digital permite que a sua empresa seja encontrada com mais facilidade.

Já que é apenas fazer uma busca no navegador ou nas redes sociais com o nome da marca ou determinado produto e entrar em contato. O cliente já interage com a marca, avalia os produtos e participa melhor das suas campanhas.

4. Rapidez no retorno do consumidor

Uma das principais diferenças entre o marketing digital e o marketing tradicional está a rapidez no retorno do consumidor. Isso porque, com a popularização da internet e dos smartphones e a propagação das redes sociais, ficou muito mais fácil a comunicação entre empresa e consumidor.

Ao divulgar a marca nas redes sociais, a empresa está exposta para críticas e elogios de seus clientes, assim como feedback sobre propagandas de vídeos e imagens, tendo resultados quase imediatos do impacto que causou nos consumidores.

Essa imediatez permite refazer estratégias quando elas saem erradas. Porém, isso não invalida o fato de ser necessário muito estudo para um bom planejamento antes de qualquer ação. A empresa pode ficar conhecida rapidamente por pontos positivos ou negativos, devido aos compartilhamentos imediatos que a internet permite.

5. Mensurar resultados

Uma das vantagens principais é ter retorno do público em tempo real das ações realizadas. No método do marketing digital você pode ter estatísticas a partir do momento em que a campanha é lançada. Dessa maneira é possível promover mudanças, caso sejam necessárias.

É possível ter maior precisão do seu cliente e quem será seu consumidor, levando em consideração análise de preferências deles. Tendo, dessa forma, ser mais assertivo na hora de implementar novas estratégias de marketing digital.

6. Qualidade X quantidade

Campanhas online ou offline necessitam de informações de qual é o público-alvo que se deseja atingir. Isso porque é necessário que a mensagem chegue até o cliente da melhor maneira possível. Então, é preciso moldar o perfil desse público que deseja atingir.

Quando falamos de marketing tradicional em revistas, televisão, rádio e outdoors, a campanha pode atingir um grande número de pessoas, mas não é possível medir a qualidade disso. Este é um ponto positivo para divulgação da marca e do produto, pois não será somente o consumidor final que terá conhecimento dela, mas, sim, diversas pessoas.

Isso porque ela pode ter atingido uma grande quantidade de pessoas, sem serem necessariamente possíveis consumidores da empresa, o que é mais restrito no marketing digital. Se você não quer consumir determinado produto ou não se vê representado por uma empresa, você não vai segui-la nas redes sociais, correto?

Damos o exemplo de um anúncio de chuteiras, elas precisam ser direcionadas para o público que joga futebol, profissionalmente ou como hobby, já que são essas pessoas as maiores interessadas no produto e que sabem os benefícios que cada chuteira oferece.

Então, no marketing tradicional, por mais que o anúncio seja voltado para o público consumidor de chuteiras, não dá para mensurar, com exatidão, quais pessoas foram atingidas. No marketing digital, pessoas que não tem interesse em chuteira, simplesmente não vão interagir com a empresa.

Investir em marketing digital, mesmo sendo passível de mudanças nas campanhas quando necessário, ainda assim exige bastante estudo. Então, para saber qual é a melhor maneira de fazer uma campanha para sua empresa é importante estudar seu público-alvo e saber direcionar a campanha da melhor maneira.

Quer investir em marketing digital na sua empresa, independente do porte dela? Entre em contato conosco, nossos profissionais estão prontos para ajudar da melhor maneira possível!

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