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Conheça 6 formas de aumentar o ticket médio das suas vendas

Elaborar estratégias de vendas para alavancar o consumo dos clientes é essencial se o objetivo é aumentar o ticket médio. É por meio desse importante indicador que sabemos como anda o rendimento da empresa, analisando com solidez, quanto, em média, os consumidores estão gastando com os produtos e serviços em cada compra. 

Por isso, estabelecer medidas práticas pode ajudar no aumento do ticket, gerando mais lucros. Afinal, toda e qualquer empresa deseja vender mais, não é mesmo? Pensando nisso, selecionamos 6 formas para aumentar o ticket médio em sua empresa e, claro, melhorar o seu lucro. Continue a leitura para conferir!

1. Ofereça produtos ou serviços complementares

Essa estratégia é bastante utilizada por lojas varejistas e outros segmentos do comércio. Pense em uma loja especializada em bicicletas, por exemplo. Quando o cliente finaliza uma compra e adquire o produto principal, diversas outras mercadorias ou serviços complementares podem ser oferecidos.

Nesse caso, ao adquirir uma bicicleta, o cliente pode comprar outros produtos que estejam relacionados ao item principal, como capacetes e equipamentos de segurança para um ciclista. Dessa forma, é possível que ele adquira mais de uma mercadoria da loja, aumentando, também, o lucro do estabelecimento. 

Em e-commerces essa prática também funciona. As lojas virtuais podem usar serviços ou produtos complementares para vender mais e aumentar o ticket médio. Afinal, se um cliente acessa um site e encontra nele todos os produtos que precisa, é mais fácil que ele efetue uma única compra em um só lugar, já que isso otimiza o tempo e possibilita o  pagamento de apenas um frete. 

2. Crie incentivos para novas indicações

A indicação é um poderoso aliado para aumentar o ticket médio de sua empresa. Com alguns incentivos você pode estimular os clientes a indicarem os seus produtos ou serviços. Isso pode ser feito com o oferecimento de bonificações, prêmios, brindes ou sorteios como forma de premiar aqueles que falam de forma positiva da marca.

Além de mostrar que valoriza a parceria que tem com o cliente, você poderá atrair novos consumidores e divulgar sua marca cada vez mais. Lembre-se que quando alguém indica um produto, é muito mais fácil que outras pessoas confiem na seriedade da marca e na qualidade do serviço.

3. Dê descontos progressivos por volume

Ofereça descontos para o cliente que comprar uma determinada quantidade de itens. Isso chama a atenção dos consumidores porque ele vê o benefício em adquirir mais produtos, já que pagará um preço menor do que o original na compra de mais itens.

No entanto, é importante que a vantagem seja visível para o cliente, caso contrário, a ação não terá o resultado esperado, e muitos se sentirão desmotivados a comprarem mais. Um exemplo: na compra de 3 produtos ou mais, poderá ser aplicado um desconto de 10%. Desse modo, é possível que o cliente avalie a necessidade e entenda que a oferta é vantajosa com o valor promocional.

Mas, ntes de tudo, faça um estudo de quais descontos podem ser oferecidos, levando em consideração o seu orçamento e lucro.

4. Forneça cartões de presente

Essa também pode ser uma excelente estratégia para aumentar as vendas em sua empresa. Isso porque os cartões de presente são úteis para estimular o retorno e a compra do cliente na loja. Para fornecer o benefício, é importante determinar por uma quantia mínima que o consumidor deverá gastar com seus produtos e serviços.

Feito isso, defina um crédito que será oferecido para aqueles que ganharem o cartão de presente. Na maioria das vezes que o cliente retorna até a loja para usar o benefício, ele compra além do limite disponível no cartão e, com isso, efetua novamente uma compra.

O valor do crédito oferecido deve ser também definido de acordo com o orçamento da empresa. Portanto, calcule de forma consciente todos os gastos e lucros envolvidos na promoção.

Além dessa opção, você pode disponibilizar cartões de presente com descontos para a próxima compra. Percentuais como 10% ou 15% costumam ser atrativos para os clientes e são uma excelente alternativa para aumentar o ticket médio das lojas.

5. Invista em programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são uma boa escolha para você estimular os clientes a se tornarem consumidores fiéis de sua marca. Assim, eles ganham benefícios e podem receber produtos ou alguma outra vantagem.

Uma dica que pode ser utilizada é promover cartões que resultem em prêmios. Por exemplo, a cada compra que o cliente realiza com você, ele recebe um carimbo no cartão. Dessa forma, a partir de um número determinado de marcações, o consumidor poderá ser presentado com um produto ou qualquer outro serviço da sua loja. 

Investir em ações desse tipo mostra que a empresa valoriza a fidelidade do cliente e que está disposta a recompensá-lo pela parceria. Pense em estratégias que sejam rentáveis para você, mas que ofereça benefícios reais para os seus consumidores.

6. Faça promoções e ofereça frete grátis

Os descontos chamam a atenção do público e sempre é uma ótima opção para atrair clientes novos e aumentar o ticket médio das vendas. Quando uma loja anuncia nas mídias que está oferecendo desconto em vários itens, muitos se sentem motivados a verificar se a promoção é vantajosa ou não. Por isso, divulgue as promoções e forneça descontos em produtos para atrair mais compradores para o seu negócio.

Outra dica para aumentar as vendas é oferecer frete grátis em compras acima de um valor específico. Dependendo da região que o cliente mora, esse serviço, muitas vezes, sai caro. Por causa disso, o consumidor, geralmente, prefere gastar mais em produtos na loja do que em fretes, realizando uma compra maior, de uma vez só. 

Aumentar o ticket médio das vendas nem sempre é tarefa fácil, visto que precisa de estímulos para que o consumidor compre mais. No entanto, ações como oferta de cartões de presente, promoções, descontos progressivos por volume e frete grátis são alternativas para chamar a atenção do público e vender cada vez mais.

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