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Entenda por que construir uma presença digital para a sua empresa

Ao contrário do que muitos podem pensar, ter presença digital não se limita a marcar território nas redes sociais e em outros canais online — é muito além disso. Trata-se de fazer um excelente uso dessas ferramentas, de modo que a organização conquiste a relevância necessária para se tornar uma marca confiável para o seu público.

A presença digital é extremamente fundamental para a construção da marca de uma empresa. É imprescindível tê-la no plano de marketing e, claro, zelar pela sua regularidade. Com ela, o empreendimento estreita a sua relação com os clientes, ganha a confiança deles e ainda fortalece o seu nome no mercado cada vez mais competitivo.

No entanto, a construção de uma marca forte na rede exige um trabalho persistente e contínuo. Quer saber mais sobre a presença digital e aprender a construí-la no seu negócio? Continue acompanhando e confira!

O que é presença digital?

Ter presença digital, como já mencionamos, é muito mais do que ter um perfil em uma rede social e um domínio na web. Essa é a forma como a sua marca vai se posicionar e utilizar os meios da internet para se mostrar confiável, relevante e incentivadora de um relacionamento com o público.

Embora seja um conceito um pouco amplo, trata-se de um diferencial na empresa em tempos em que, antes de fazer qualquer compra, os consumidores buscam na internet informações, possibilidades e opiniões.

É preciso, portanto, mais do que criar perfis nas redes mais populares do momento ou lançar um bom site. É fundamental investir em boas práticas de promoção, que vão ajudar a empresa a ser encontrada pelos consumidores de forma fácil e rápida, construindo uma imagem positiva e atraindo a atenção do mercado.

Quais os pilares da presença digital?

Existem quatro pilares de uma presença digital. Dentro do escopo da construção de um bom posicionamento há muitos fatores que entram em avaliação: a relevância frente aos concorrentes, o branding da empresa, as redes sociais, o design, o conteúdo produzido, o relacionamento com o cliente, os valores.

Tudo isso é extremamente fundamental na forma como o seu negócio é visto e percebido pelo público. Separamos em quatro grandes grupos:

Posicionamento

A maneira como a empresa se posiciona no mercado. O ideal é que o posicionamento seja definido no planejamento de Marketing.

Nessa fase, é imprescindível que se pense no modo que você deseja que a sua marca seja vista na internet. A marca pode ser comparada aos atributos da solução decidida por você, às crenças e valores e, claro, aos benefícios gerados.

Conteúdo

Provavelmente você já deve ter ouvido dizer que conteúdo é rei, não é mesmo? E essa é uma grande verdade.

Afinal, conteúdos úteis e relevantes são essenciais para estabelecer uma presença digital forte. Não se esqueça de que os consumidores buscam informações online antes de fazer as suas compras.

Relacionamento

O relacionamento com o público é fundamental para qualquer organização, e ele precisa ser vantajoso para ambas as partes. A sua importância na presença digital é ainda mais reforçada por causa da facilidade de viralização de informações.

As redes sociais, por exemplo, se tornaram um canal de comunicação direta com o público, já que é possível falar de forma rápida com atuais e potenciais clientes.

O mesmo vale para os próprios consumidores que conseguem fazer avaliações, assim como declarar algumas situações desagradáveis que tiveram com a empresa.

Monitoramento

A análise de dados e o monitoramento nos canais online são indispensáveis para a construção de uma presença digital forte. São atividades que permitem verificar o que está dando certo e o que está dando errado, assim como conhecer melhor o público e criar ações baseadas no comportamento dos visitantes.

Conhecendo esses quatro pilares, é possível adotar estratégias para colocar em prática cada um deles e desenvolver os canais online.

Qual a importância da presença digital para as empresas?

Tanto os consumidores quanto os seus concorrentes também estão nas mídias sociais. Independentemente do seu segmento de atuação, o público em certos momentos estará na internet. É justamente nesses momentos em que você não vê o que ele diz é que a sua empresa não é vista, não gera valor, não fideliza clientes e, consequentemente, vende bem menos.

De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE, o nosso país é o 4º em quantidade de usuários na internet. Além disso, mais de 63% das residências têm acesso a ela. Há alguma dúvida de que os seus consumidores estão nessa rede?

Dessa forma, é muito importante garantir uma estratégia digital bem amadurecida e estruturada para se relacionar corretamente com os clientes, desenvolvendo e entregando conteúdos relevantes de acordo com a sua jornada de compra.

Não estar online hoje e deixar de trabalhar a presença digital podem acabar com um negócio. Afinal, inúmeras oportunidades são perdidas quando as ações online não são reconhecidas.

Quais benefícios a presença digital traz para o negócio?

Investir na presença digital da sua empresa vai contribuir para que ela ganhe mais relevância nas ferramentas de busca, a partir de produção de conteúdo e de técnicas de otimização.

Ao aparecer nos primeiros resultados, as chances do seu produto ou serviço chegar até o consumidor são maiores, ampliando, assim, as oportunidades de vendas. O fortalecimento da marca é uma das grandes vantagens de investir na presença online.

Além disso, a presença digital também favorece um fluxo automatizado de geração de demandas, que identifica os clientes em potencial e ainda define e organiza as ações que devem ser realizadas com cada um deles. Com ela, fica mais muito mais prático gerar uma base qualificada de leads, por meio de suas preferências e dores.

Garantir a presença na internet ajuda a aumentar a visibilidade da marca, assegurando que ela seja reconhecida pelo público-alvo. Dessa forma, os clientes vão se sentir mais seguros para fechar um negócio, já que terão conhecimento prévio da empresa.

Sendo assim, quanto melhor for a presença da sua marca digitalmente, mais oportunidades de negócio surgirão. As vendas aumentam pelos seguintes motivos:

  • grande parte dos consumidores certamente já estão online;

  • a credibilidade do negócio aumenta;

  • você dá um passo à frente da concorrência e aumenta a visibilidade da empresa;

  • a empresa estreita o relacionamento com o público.

Como construir a presença digital da empresa?

Agora que você já sabe a importância da presença digital para a sua empresa, saiba o que fazer para estabelecer uma presença online forte.

Antes de tudo, é preciso olhar para o DNA do seu negócio. Para tanto, olhe para dentro da sua organização, reflita sobre o seu DNA e faça os seguintes questionamentos:

  • Por que você faz o que faz?

  • Qual é o propósito do seu negócio?

  • Como você faz isso?

  • O que você oferece aos clientes?

Respondendo essas questões, não se concentre apenas nos seus produtos ou serviços. Lembre-se também das vantagens que ele gera.

Veja um exemplo para facilitar: se você é um dentista, você oferece muito mais do que tratamentos para clarear dentes ou eliminar as cáries. Você oferece uma qualidade de vida melhor e aumento da autoestima para os seus pacientes. Com um belo sorriso e a saúde bucal em dia, o seu paciente vai se sentir mais confiante.

Percebe como responder essas questões é fundamental? Elas vão guiar a maneira como você vai se comunicar com o seu público, auxiliando no planejamento da sua presença online. 

Não se esqueça de que deixar de investir em estratégias para construir uma forte presença digital faz com que a sua empresa perca a oportunidade de gerar novas oportunidades de negócio e de atrair novos clientes. Então não perca mais tempo!

E aí, o que achou deste texto? Gostou? Então, aproveite para ler também o texto “O que é e quais são as etapas do funil de vendas?” para aprender mais!

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