Apreendedorismo: Dicas e Materiais sobre Empreendedorismo, Negócios e Marketing

O que é o marketing local e como aplicá-lo ao meu negócio?

As formas de divulgação de um negócio vêm passando por mudanças rápidas nos últimos 15 anos. A ascensão da era da internet levou a uma divergência da atenção do consumidor, que se afastou das formas mais tradicionais de mídias rumo ao âmbito digital. O marketing digital ganhou força!

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2018, realizada pelo instituto Cetic.br, atualmente, dos 42,1 milhões de domicílios brasileiros com acesso à internet, 49% utilizam apenas os smartphones para estarem conectados. Desde 2012, esse número cresceu quase 30%. Impressionante, não é mesmo?

O que há de mais relevante nesses dados é que eles representam uma grande oportunidade para pequenos empreendedores alavancarem seus negócios, e isso pode ser feito por meio do marketing local.

Se você ainda não utiliza essa estratégia para divulgar a sua marca, continue acompanhando este post e descubra como ela pode transformar o seu empreendimento!

O que é o marketing local?

Você sabe que o marketing é composto por ações planejadas para divulgar um produto ou uma solução, certo? O principal intuito é converter clientes e aumentar a taxa de vendas. Até aqui, nada de novo. Quando falamos de marketing local, porém, utilizamos esses mesmos princípios, só que com um público-alvo geograficamente próximo ao negócio a ser divulgado.

O grande trunfo dessa estratégia está no fato de que ela é uma ferramenta que possibilita o envio de mensagens bem direcionadas ao consumidor final do seu produto. Isso é possível já que esses perfis são traçados a partir das características econômicas e culturais definidas pela localidade onde essas pessoas vivem ou realizam suas principais atividades.

O marketing local não é uma solução nova, mas ele ganhou novos contornos a partir das possibilidades que o meio digital passou a oferecer. É aqui que o marketing encontra a tendência de os usuários utilizarem cada vez mais os smartphones para acessar a internet.

Os dados que a pesquisa citada na introdução deste artigo trouxe mostram que mais e mais pessoas estão se voltando para o smartphone para completar uma crescente variedade de tarefas, que incluem procurar informações sobre saúde, realizar serviços bancários online, consultar listagens de imóveis, procurar serviços públicos, acessar pesquisas educacionais e, sobretudo, buscar informações sobre produtos e serviços. É a essa grande fatia de consumidores que o seu negócio deve estar atento.

Por hora, vamos falar um pouco sobre as vantagens do marketing local!

O que essa estratégia tem de tão relevante?

Em primeiro lugar, é importante dizer que para alcançar um mercado maior, antes é necessário conquistar aquele menor e mais próximo. Conquistar clientes locais é uma excelente forma de promover a sua marca para uma esfera mais ampla.

Além disso, fidelizar um cliente próximo é uma estratégia inteligente para pequenas e médias empresas, sobretudo se levarmos em conta o contexto das cidades no Brasil — o trânsito caótico e as dificuldades de locomoção, principalmente nas grandes metrópoles. Em outras palavras, é sempre mais fácil para o cliente comprar de quem está perto, concorda?

De qualquer forma, os benefícios do marketing local vão muito além. Confira mais alguns!

Envio de anúncios para atrair mais clientes próximos à sua empresa

Trabalhando o marketing de forma local você pode direcionar seus anúncios por meio de geolocalização e, ainda, segmentar essa divulgação para o sua persona nos horários em que ela mais utiliza o smartphone — seja acessando as redes sociais ou realizando buscas aleatórias.

Mais eficiência nas campanhas

As chances de as suas campanhas digitais serem mais eficientes são enormes, visto que você pode atrair as pessoas certas e nos horários oportunos para a sua oferta. Transformando sua marca em uma tendência local é possível aumentar a abrangência do seu negócio.

Na sequência, quando o seu cliente local falar bem do seu produto nas redes sociais, será possível expandir as campanhas para outras localizações geográficas.

Aumento nas vendas

Por fim, anunciar localmente aumenta — e muito! — a possibilidade de vendas. Como falamos no tópico anterior, isso pode ser expandido gradativamente. Além disso, os custos com esse tipo de divulgação costumam ser bem mais baixos do que com as mídias tradicionais.

Quais são as melhores práticas para aplicar o marketing local?

Agora que você já sabe como o marketing local pode ser útil nas suas estratégias de divulgação, confira algumas boas práticas para colocá-lo em ação no seu negócio!

Envie ofertas com base em localização com notificações por push

As notificações por push são aquelas mensagens enviadas aos dispositivos móveis via aplicativos. Quando utilizadas com segmentação por área geográfica, permitem segmentar usuários por localização. Você pode segmentar seus usuários com base em onde eles estão e em quais serviços são relevantes para a localização.

Incentive os usuários a fazerem o check-in para resgatar cupons

Um grande número de pessoas atualmente utiliza os recursos de check-in para publicar nas redes sociais, seja pelo Foursquare, Facebook ou outro novo aplicativo para dispositivos móveis.

Quanto mais pessoas fizerem o check-in na sua empresa, mais negócios você poderá efetivar, devido à exposição que ela ganhará com as redes sociais dos seus clientes. Utilizar esse comportamento como estratégia de divulgação é uma excelente oportunidade de ser visto por um público maior.

Você pode, por exemplo, oferecer incentivos especiais ou recompensas a clientes fiéis caso eles realizem um número qualquer de “check-ins” na sua empresa — um item grátis, um desconto específico ou até mesmo brindes personalizados, desde que sejam relevantes para o seu público.

Coloque um QR code dentro do seu estabelecimento

Você provavelmente já conhece os QR codes, certo? Eles são utilizados para uma série de propósitos hoje em dia. Basicamente, o seu cliente vê o código, usa o telefone para digitalizá-lo e é levado imediatamente a um aplicativo para dispositivos móveis, que pode ser baixado.

Você pode vincular um QR code a promoções especiais ou eventos, para que os clientes tenham mais chances de fazer o download do aplicativo. Você também pode direcioná-los a algum conteúdo específico, para gerar engajamento.

As possibilidades são muitas dentro do marketing local. Se você está apenas começando a usar o mobile marketing ou já tem uma estratégia completa, as dicas acima podem ajudá-lo a otimizar essas ações. A grande vantagem dessas práticas é que elas são fáceis de implementar e podem ser feitas em um dia. Apenas certifique-se de testar para ver o que funciona e o que não funciona com os seus clientes, pois cada pequena empresa é única.

Quer continuar acompanhando dicas sobre empreendedorismo e negócios? Assine a nossa newsletter e receba periodicamente nossas novidades na sua caixa de e-mail!

Quer ficar por dentro de todas as novidades? Cadastre-se e receba nossos conteúdos