Apreendedorismo: Dicas e Materiais sobre Empreendedorismo, Negócios e Marketing

Por que sua empresa precisa investir em links patrocinados?

As estratégias de marketing digital são excelentes maneiras para o empreendedor atrair um público qualificado para o e-commerce, site ou blog da empresa. Além disso, elas oferecem diversas possibilidades com as quais você consegue aumentar suas taxas de conversão.

Neste post, veremos porque investir em links patrocinados é uma das táticas em que as organizações devem prestar atenção, especialmente se for um novo empreendimento. Vamos entender quais são as ferramentas, as vantagens e o que é necessário para começar. Acompanhe!

O que são links patrocinados?

Uma das formas de atrair visitantes para o seu site é por meio de tráfego orgânico — em que as páginas da sua empresa aparecem naturalmente nos resultados de pesquisas de buscadores como o Google —, mas também existem maneiras de pagar para conseguir um fluxo de usuários.

Enquanto a principal maneira de conseguir tráfego orgânico é a otimização de sites para mecanismos de busca, ou SEO (Search Engine Optimization), uma das formas de conseguir tráfego pago é investindo em links patrocinados.

Com essa estratégia, você tem diversas opções de plataformas para escolher segundo os seus objetivos. Podemos destacar aquelas que permitem que a sua marca apareça com um posicionamento mais interessante nas buscas ou na linha do tempo de usuários de redes sociais, sempre com uma indicação “Anúncio”, “Patrocinado” ou algo do gênero.

No que se refere aos sites de busca, as ferramentas mais conhecidas são o Google AdWords e o Bing Ads. Já para as redes sociais, podemos citar o Facebook Ads, Instagram Ads, YouTube Ads, LinkedIn Ads e o Twitter Ads.

Como as ferramentas de links patrocinados funcionam?

As ferramentas de links patrocinados têm suas variações, mas de modo geral, funcionam como descrevemos abaixo.

Primeiramente, você configura as características do público-alvo para o qual deseja veicular o seu anúncio. As opções variam de plataforma para plataforma, mas costumam ser:

  • faixa etária;

  • localidade (país, região, estado, cidade etc.);

  • gênero (masculino ou feminino);

  • interesses;

  • idioma;

  • dispositivo.

Vale destacar que, se a ferramenta for relacionada a um site de buscas, você pode escolher um grupo de palavras-chave específicas para as quais o anúncio deve aparecer.

Em seguida, você cria o seu anúncio no formato que desejar (texto, imagem, animação, vídeo etc.), de acordo com as alternativas da ferramenta. É possível fazer outras configurações como limite de gastos diários e a duração da campanha, ou seja, durante quantos dias ela ficará no ar.

Depois, você escolhe a forma de pagamento e já pode começar a veicular sua propaganda. Lembrando que a plataforma pode rejeitar o seu anúncio se ele não estiver em conformidade com as políticas de publicidade da ferramenta.

Quais são as vantagens?

Agora que você já sabe o que são os links patrocinados e como funcionam, vamos ver três de suas principais vantagens.

Rápido retorno

Assim que o seu anúncio for aprovado, a plataforma de mídia paga já vai começar a exibi-lo para os usuários. Trata-se de uma velocidade de retorno muito rápida quando comparamos com outras estratégias de marketing digital. Para se ter uma ideia, técnicas de SEO costumam levar meses para oferecerem resultados expressivos.

É claro que o retorno de uma campanha de links patrocinados também depende do seu orçamento (falaremos mais sobre o orçamento adiante). De qualquer forma, pode fazer o teste: depois de colocar uma propaganda no ar, confira o seu painel — é muito provável que você já tenha as primeiras impressões após alguns minutos.

Fortalecimento da marca

Outra vantagem dos links patrocinados é a capacidade de contribuir para o fortalecimento da marca. Quando o usuário percebe que a sua empresa está constantemente presente em determinados sites, ele a mantém em mente e percebe o quanto ela se dedica a criar uma presença online.

Assim, a marca aumenta a sua visibilidade e fica mais forte, criando um cenário bastante favorável para atrair o público e conquistar mais clientes.

Alcance de público qualificado

Quando explicamos que você pode escolher o perfil do público-alvo que deseja atingir com sua campanha, vimos que é possível configurar uma série de características — prática conhecida como segmentação.

Ela dá mais eficiência às suas campanhas, já que permite que sejam direcionadas a uma audiência que tem chances reais de se interessar pelo seu produto ou serviço.

O que é preciso para começar a investir em links patrocinados?

Antes de começar a investir, é preciso tomar certas decisões e ter mais alguns detalhes em mente. Confira!

Orçamento

Como os custos de uma campanha de links patrocinados são flexíveis, você precisa definir o total de despesas que está disposto a pagar para fazer esse tipo de publicidade. Sem estabelecer um teto, os gastos poderão fugir do controle e prejudicar suas finanças.

Sendo assim, escolha um limite diário e indique o tempo de duração da campanha com base nesse orçamento, tendo em mente que as plataformas mais relevantes do mercado permitem alterar esses parâmetros se os resultados não forem como o esperado.

Escolha dos canais

Em quais canais o seu público está? Quais ele acessa com mais frequência? Quais têm características que mais combinam com a sua audiência?

Responder a essas perguntas ajudará a determinar se você deve investir em anúncios no Google, YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn etc.

Segmentação

Já vimos a importância da segmentação, mas é importante lembrar de alguns cuidados para não interferir negativamente na conversão.

Se você especificar demais o público-alvo — supersegmentação —, talvez a sua mensagem alcance uma audiência muito limitada. Por outro lado, se a segmentação for abrangente, seus anúncios aparecerão para muitas pessoas sem nenhuma afinidade com a sua marca e terão uma baixa taxa de conversão.

Mensuração

Por último, procure entender as métricas da sua plataforma de links patrocinados. São elas que vão auxiliar a determinar se o desempenho do seu anúncio está bom ou não.

Sendo assim, acompanhe esses números, faça testes e otimize as propagandas com aspectos que você perceba que estejam funcionando melhor.

Portanto, não deixe de avaliar o uso dessa estratégia como um dos esforços de marketing e vendas da sua organização. E para obter os melhores resultados e investir em links patrocinados com a tranquilidade de que seus anúncios serão criados e veiculados segundo as melhores práticas do mercado, procure uma empresa especializada.

Não se esqueça que, para ter anúncios realmente eficazes, é crucial pensar na criação de um site atrativo, rápido e funcional. Por isso, conheça mais sobre as nossas soluções. Entre em contato conosco!

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