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Quais são os diferentes tipos de anúncios online e por que eles são importantes?

No Brasil, cada vez mais pessoas usam a internet. Segundo dados do IBGE, em 2016, cerca de 64,7% da população estava conectada à rede e a tendência é que esse número continue crescendo. Nesse contexto, tem se tornado crucial para as empresas investir em publicidades digitais, especialmente os anúncios online.

Você tem dúvidas sobre o investimento em publicidades na internet? Neste texto, explicamos a importância e os diferentes tipos de anúncios online. Aproveite a leitura!

Qual a importância de investir em anúncios online?

Com o crescente aumento do número de usuários da internet, a publicidade online torna-se mais eficaz e com menor custo para as empresas do que campanhas em outros meios de comunicação, como televisão ou rádio.

Por isso, confira a seguir algumas vantagens em investir em estratégias de marketing digital, como os anúncios online.

Segmentação do público

Diferentemente das mídias tradicionais, a internet permite que você alcance pessoas mais propensas a se interessarem por seu produto ou serviço. Na hora de fazer um anúncio, você pode selecionar critérios, como localização, idade e até interesses, e direcionar o seu conteúdo para um público segmentado. Dessa forma, a publicidade online se torna mais eficaz do que outras alternativas.

Mensuração de resultados

Os anúncios online também facilitam a análise da eficiência de cada campanha. Nas ferramentas, você consegue avaliar o alcance do público, o desempenho de cada ação e perceber os resultados alcançados, assim pode planejar melhor as estratégias de marketing da sua empresa.

Procura de clientes por você

No marketing tradicional, o foco das empresas é ir atrás do cliente, geralmente, com técnicas intrusivas, como folders, contato por telefone etc. Por outro lado, na internet, são os consumidores que chegam até o seu negócio. Os anúncios em sites de pesquisa, por exemplo, permitem que os clientes encontrem a sua empresa ao realizarem uma busca.

Construção de uma imagem

Quando precisamos de um produto ou serviço, é comum que nossa primeira ação seja buscar aquilo em um site de pesquisa. Nesse contexto, é fácil perceber que as empresas precisam construir uma imagem digital se quiserem ser lembradas. Os anúncios online facilitam exatamente a visibilidade da sua marca.

Investimentos reduzidos

Não é preciso gastar muito para começar a anunciar na internet. Com poucos recursos já é possível comprar anúncios online e linkar o público ao seu site, além de ter uma rede mais qualificada. Desse modo, os resultados aparecerem mesmo com baixos ou médios investimentos.

Quais os diferentes tipos de anúncios online?

Existem diversas formas de anunciar na internet e vender mais. Além dos banners nos sites — técnica chamada de display advertising, você também pode investir em publicidades que priorizem determinadas palavras-chave buscadas no Google ou ainda em anúncios nas redes sociais com foco na segmentação do público. Listamos a seguir as principais plataformas para anúncios online. Confira!

Google AdWords

Mais de 2 trilhões de buscas são realizadas por ano no Google. Isso mostra a importância de fazer publicidade no site para alcançar o seu público. Dentre as diversas opções, o Google Adwords é a plataforma de publicidade online mais utilizada. Com ela, você pode criar sua campanha e anunciar tanto na Rede de Pesquisa como na Rede de Display.

Na primeira opção, você posiciona o seu site entre os links patrocinados. Assim, o seu anúncio é exibido acima dos demais resultados nas buscas, de acordo com as palavras-chave escolhidas. Já na Rede de Display, os anúncios são exibidos nos diversos sites e blogs filiados ao Google no formato de banners e podem ser imagens, animações ou vídeos.

Google Shopping

Essa alternativa é indicada para as empresas que trabalham com e-commerce e querem atrair os consumidores com preços competitivos. É provável que você já tenha visto algum anúncio no Google Shopping ao buscar por algum produto, como uma televisão ou um eletrodoméstico.

Como as ofertas aparecem logo no início da busca em uma espécie de galeria virtual — que pode ser ampliada se o usuário clicar no link —, os usuários conseguem comparar os preços do seu produto com os concorrentes. É muito útil para fazer promoções e atrair mais clientes.

Facebook Ads

Cerca de 102 milhões de brasileiros se conectam ao Facebook por mês, isso torna a rede uma das mídias sociais mais utilizadas no país. Diante desse cenário, além de criar uma fanpage no espaço, vale ainda investir em anúncios na plataforma para aparecer no feed de notícias dos usuários.

A vantagem do Facebook Ads é que você pode segmentar a sua campanha de acordo com os clientes. Assim, você pode definir critérios como interesses, gostos e comportamentos para atingir um público mais qualificado.

Instagram Ads

Essa é outra rede social de grande importância. No mundo, a marca já ultrapassou um bilhão de usuários. No Instagram, a empresa pode anunciar com vídeos, fotos ou ainda em formato de stories, mostrando que está antenada às novidades tecnológicas. Como a rede também é do Facebook, os anúncios são realizados de maneira integrada com a plataforma.

LinkedIn Ads

Se você quer promover sua marca em um contexto mais profissional, o LinkedIn é uma boa alternativa, com mais de 467 milhões de usuários no mundo. Há três possibilidades de anúncios na plataforma:

  • Sponsored Content — textos e conteúdos promovidos na timeline;

  • Sponsored InMail — mensagens personalizadas diretamente na caixa de entrada dos usuários;

  • Text Ads — pequenos anúncios de texto, com uma imagem, que aparecem durante a navegação na rede.

YouTube Ads

Assim como outros serviços do Google, o YouTube Ads também permite a definição de características do público. Os anúncios na plataforma de vídeos online podem ter de 6 a 60 segundos. Os formatos incluem os não-puláveis — vídeo com duração de até 20 segundos que não podem ser evitados — e os puláveis — vídeos maiores que a pessoa pode pular após alguns segundos.

Essas são as principais plataformas para fazer anúncios online. Na hora de investir em marketing digital, lembre-se de adequar suas campanhas ao seu público e aos objetivos da sua empresa, assim você consegue resultados ainda melhores para suas ações.

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