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Entenda o que é vendarketing e quais são as suas vantagens

Como você já deve ter percebido, o termo vendarketing é uma junção de dois setores bastante conhecidos: marketing e vendas. Porém, o que ele representa na prática e por que você deve se preocupar com isso?

A verdade é que, embora você não conheça o termo, muitas organizações têm enfrentado muitos problemas no vendarketing por não entenderem exatamente como ele funciona e por não terem ideia de como ele pode impactar na receita do empreendimento.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para explicar a você, de forma completa e prática, o que é, como funciona e como implementar o vendarketing na sua empresa. Continue acompanhando e confira!

O que é vendarketing?

Como já mencionamos, esse termo vem da junção de vendas e de marketing, mas não vai pensar que nós inventamos isso agora.

Na verdade, o que acontece é que estratégias de vendarketing já são conhecidas há tempo por outros países. Em inglês, é chamado de smarketing, que também se refere à ligação de vendas (sales) e marketing.

O objetivo dessa estratégia é manter o alinhamento entre os times de vendas e de marketing. Assim, ambos podem extrair o máximo de suas atividades, aprimorando o potencial de geração de receita de uma empresa.

Como funciona o vendarketing?

A união entre ambos os times os alinha na estratégia do negócio. É um caminho perfeito para transformar o empreendimento em um caso de sucesso. O vendarketing mostra que a união de equipes de profissionais é provedora de resultados cada vez mais otimizados advindos dos dois setores.

Quando as equipes trabalham em torno dos mesmos propósitos, andam juntas e de maneira linear. Dessa forma, torna-se significativamente mais fácil encontrar vantagens, problemas e oportunidades em cada uma das áreas, resultando em atividades eficientes e cooperativas.

Porque utilizar técnicas de vendarketing?

Certamente você já pode ver que a principal finalidade do vendarketing é manter o alinhamento de vendas e marketing. Então agora vamos compreender por que isso é importante.

Para melhorar a experiência dos seus potenciais clientes

O primeiro ponto que vai ser impactado com a implementação de estratégias de vendarketing no seu negócio é a experiência dos seus potenciais clientes.

Isso acontece pois o vendarketing é o responsável pelo alinhamento do discursos de ambos os times, para que na passagem de bastão de marketing para vendas o seu lead compreenda que ele está falando com a mesma organização e não sofra uma quebra de expectativas.

Para melhorar a comunicação entre as equipes

Dessa maneira, você melhora também a comunicação entre os dois setores, que vão trabalhar mais próximos e, portanto, alinhados também em relação às entregas.

Essa comunicação é extremamente relevante para agilizar a passagem dos leads pelo funil de vendas. Com isso, a resolução de problemas se torna mais rápida e os dois times passam a trabalhar de maneira mais eficiente e com um propósito claro: gerar lucro.

Para garantir que você não perca nenhuma oportunidade

Outro ponto fundamental do vendarketing é o impacto que ele tem nas metas de um negócio. Você pode pensar que quanto mais leads tiver, melhor, no entanto, isso não é verdade.

Gerar oportunidades a mais pode prejudicar muito os resultados, afinal, esse leads acabam enfraquecendo e não estarão tão prontos para a compra.

Logo, o vendarketing auxilia no equilíbrio dessa balança, verificando o desempenho de ambos os times a fim de garantir que nenhuma oportunidade se perca. Assim você vai atingir o máximo do potencial do seu time, aumentando a receita.

Para ter previsibilidade

Com tudo isso, você acaba ganhando em previsibilidade, afetando diretamente a saúde financeira da sua empresa.

Por meio de técnicas de vendarketing, é possível calcular quanto o seu time vai gerar de receita nos próximos meses, elaborar um plano de ação para tornar fácil o desenvolvimento e o crescimento do negócio e, ainda, agir de maneira preventiva caso o objetivo não esteja sendo alcançado.

Quais os benefícios do vendarketing?

Confira os principais benefícios dessa estratégia.

Metas alinhadas e caminhando juntas

Se a organização pretende crescer 30% em um ano e para tanto precisa fechar 50 vendas ao mês, o marketing também precisa pensar, a partir do funil de vendas, qual o esforço necessário para entregar oportunidades de negócio para o setor comercial.

Tanto marketing quanto vendas precisam responder por metas que vão conversar entre si, gerando previsibilidade de crescimento para a empresa. É dessa forma que acontece em um empreendimento que têm departamentos alinhados e com mútua cooperação.

Maior possibilidade de mensurar o impacto das ações de marketing em vendas

Quando acontece a conexão entre os dois times, fica bem mais prático fazer a análise das taxas de conversão de todo o funil de vendas e compreender onde estão as maiores oportunidades e as falhas.

Além disso, a partir da inteligência gerada por marketing sobre os Leads, é possível verificar quais são os melhores canais para aquisição e os perfis adequados para abordagem de vendas.

Dessa forma, é possível mensurar a estratégia e identificar quais são os impactos que o time de marketing está gerando em transações. A equipe de vendas ganha em qualidade e em números e o marketing prova o seu valor como driver de crescimento.

ROI mais claro

Ao fazer a mensuração do impacto das ações, a empresa também consegue perceber qual é o ROI (Retorno sobre o Investimento) de cada uma delas.

Se uma campanha no Instagram custou R$ 900,00 e trouxe apenas um cliente, a organização consegue compreender se esse valor foi abaixo ou acima do esperado dentro do CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

Como implementar o vendarketing na empresa?

Agora que você sabe as vantagens que essa estratégia pode trazer para a sua empresa, vamos entender como você vai conseguir colocá-la em prática.

SLA

O primeiro passo, e que vai ser um divisor de águas para os times de marketing e vendas do seu empreendimento, será o SLA (Service Level Agreement).

Um SLA, na prática, trata-se de um conjunto de normas que determina os entregáveis e as ações em cada ponto de contato entre os setores, evitando que fatores subjetivos permitem que um time culpe o outro caso as metas não sejam alcançadas.

Reuniões periódicas

Para assegurar que esse alinhamento não se perca com o tempo e para compreender exatamente com as coisas estão funcionando, a fim de agir preventivamente, é essencial garantir que os times se reúnam, pelo menos uma vez a cada quinze dias.

Isso porque é extremamente fácil voltar ao estado anterior e colocar em risco todas as intervenções feitas para que os times trabalhem com sinergia.

Alinhamento de métricas

Alguns profissionais têm certa dificuldade para compreender que todas as pessoas envolvidas no processo precisam ter objetivos específicos e numéricos.

Além disso, a performance de cada setor em cada etapa do processo precisa ser medida para que seja possível compreender os pontos de oportunidades e de falhas e mensurar, financeiramente, o impacto de cada uma das etapas.

Quais as ferramentas importantes?

Como o processo de geração de relatórios geralmente consome uma porcentagem considerável do tempo da equipe, uma boa dica é usar diversas ferramentas que ajudam na integração como gestão do pipe de vendas e ferramentas de CRM, desde que consiga conectar diretamente à ferramenta utilizada pelo time de marketing, como disparo de e-mail marketing ou uma plataforma de automação, por exemplo.

Como você pode ver, a implementação do vendarketing é imprescindível para que uma organização consiga desenvolver um trabalho coeso e focado, integrando duas equipes fundamentais para o seu crescimento. Então, não perca mais tempo e aproveite essa estratégia no seu negócio

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